Jovan Cvijić
Jovan Cvijić (Loznica, 11 de outubro de 1865 - Belgrado, 16 de janeiro de 1927) foi um cientista sérvio, fundador da Sociedade Geográfica Sérvia, presidente da Academia Real da Sérvia, professor e reitor da Universidade de Belgrado, doutor honorário da Universidade Sorbonne e da Universidade Charles em Praga. Desde a fundação da Universidade de Belgrado em 12 de outubro de 1905, ele se tornou um dos primeiros oito professores catedráticos da Universidade.
Cvijić começou a estudar ciências como aluno da Grande Escola, e então seu trabalho Contribuição para nossa terminologia geográfica foi escrito, e ele continuou como professor do ensino médio e estudante vienense, estudando fenômenos cársticos no leste da Sérvia, Ístria e na costa do Adriático. Com base nesses estudos, ele escreveu vários artigos, bem como sua tese de doutorado. Ele dedicou toda a sua vida ao estudo da Sérvia e da Península Balcânica, viajando quase todos os anos pelos Balcãs. Durante sua vida, ou seja, por mais de trinta anos de intenso trabalho científico, publicou várias centenas de artigos científicos. Uma das obras mais importantes é "Península Balcânica".
Ele lidou igualmente com geografia social e física, geomorfologia, etnografia, geologia, antropologia e história. Ele é considerado o fundador da geografia sérvia.