Pick#31 - 2 Tala


1990 COMMEMORATIVE ISSUE
Central Bank of Samoa emitiu uma nota 2 Tala polímero em 1990 para comemorar 50 anos de serviço pelo Chefe de Estado da Samoa Ocidental, Sua Alteza Susaga Malietoa Tunumafili II. Seu serviço para o seu país começou em 1940, quando a morte de seu pai foi nomeado como conselheiro em samoano dos Assuntos para o Governo da Nova Zelândia. Em 1949 ele se tornou presidente da Comissão supervisionar a independência definitiva de Samoa, da Nova Zelândia, que foi atingido 1 de janeiro de 1962. Naquele tempo era comum Chefe de Estado com Tupã Tamasese Meaole. Com a morte de Tupã Tamasese na 5 de abril de 1963, Susaga Malietoa tornou-se o único chefe de Estado.
Esta nota é a nota mais longa polímero servindo, ainda em circulação hoje, ainda que ele tenha sofrido uma série de alterações. A tinta marrom para o problema inicial (mais facilmente identificado pelo seu prefixo AAA AAB ou em formato de folha) contém pigmentos que não eram exatamente amigável para o substrato de polímero. Assim, com as condições extremas do clima tropical, a tinta marrom que fracassou. Este foi mais infeliz como o retrato de Sua Majestade é na cor marrom. Esta edição inclui as áreas de impressão em talhe doce.
Uma segunda questão seguido logo impresso inteiramente pelo método de litografia. Houve diferenças de cor e, claro, sinta-se dado o método de impressão alterada. No entanto a maneira mais simples de distinguir o problema é que essas notas de ostentar o prefixo AAC e DAA. Esta edição circulou durante vários anos assim, parece que as alterações efectuadas, incluindo o estilo de impressão foram bem sucedidas. A inspeção cuidadosa desta segunda edição vai mostrar mais e menos marrom azul ou verde, especialmente na parte da frente da nota.
Cerca de 1998 (a partir da observação), uma terceira questão entraram em circulação melhor identificado pela AAE & AAF prefixos. Prefixos AAF foi avistada pela primeira vez em 2001. O problema de tintas foi resolvido e agora de novo esta questão continha impressão em talhe doce. Havia ainda as alterações de cor. Globalmente, a nota é particularmente brilhante nos painéis back e curvo na frente à esquerda e à direita, que foram marrom na primeira edição e azul na segunda edição são uma lilás.

Em 1997, Samoa Ocidental formalmente as "ocidentais" de seu nome tornar-se simplesmente "Samoa". Esta mudança reflecte-se agora algumas das suas notas de papel e é óbvio que as futuras edições desta nota polímero irá incorporar essa mudança.

Tuila'epa Sailele Malielegaoi assina a nota, como Ministro das Finanças. Em 1992, foi nomeado Vice-Primeiro-Ministro e em 24 de novembro de 1998 tornou-se Primeiro-Ministro. Sailele continua a deter ambos os cargos das Finanças e primeiro-ministro.
Texto traduzido, Google