Pick#10 - 5 Rubles, 1909



O Império Russo (em russo Росси́йская импе́рия, translit. Rossíyskaya Impériya, na grafia pré-reforma Pоссiйская Имперiя), conhecido também coloquialmente como Rússia, foi um estado que existiu de 1721, quando o czar Pedro I proclamou o império e iniciou o processo de expansão territorial, até a Revolução Russa de 1917, que depôs o czar Nicolau II. Sucedeu o chamado domínio tsarista, e antecedeu a União Soviética.

Foi o segundo maior império contíguo da história; a certo ponto, em 1866, se estendia da Europa do Leste, percorria toda a Ásia e chegava à América do Norte: no início do século XIX passou a ser o maior país do mundo, com um território que ia do oceano Ártico, no norte, ao mar Negro, no sul, e do mar Báltico, no oeste, ao oceano Pacífico, no leste.

Por todo este vasto reino estavam distribuídos os 176,4 milhões de súditos do imperador russo, a maior população do mundo na época. Esta população apresentava grandes disparidades econômicas, étnicas e religiosas. Em 1913 a riqueza do império era calculada em 257,7 bilhões de dólares, e seu governo era uma das últimas monarquias absolutistas existentes na Europa. Até a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Rússia costumava ser considerada uma das cinco chamadas "Grandes Potências" do continente europeu, com um exército de mais de 5 milhões de homens, o maior do mundo à época.