Pick#103 - 200Leva, 1992



Ivan Vazov (búlgaro: Иван Вазов) (Sopot, 27 de junho de 1850 - Sofia, 22 de setembro de 1921) foi um poeta, romancista e dramaturgo búlgaro. É considerado o poeta nacional da Bulgária.
Nascido em Sopot, na Bulgária central. Estudou primeiro em sua cidade natal, e depois em Kalofer e Plovdiv. Em 1870 mudou-se para estudos do comércio da cidade Oltenita na Roménia, onde se manteve próximo aos círculos de exilados búlgaros, que lutou pela independência de sua pátria. Na Roménia, conheceu o poeta búlgaro Hristo Botev, líder ideológico do movimento revolucionário. Em 1872 ele publicou seu primeiro poema, "Borat" (Pine), no jornal spisanie Periodichesko ("Revisão Periódica").

Em 1874 juntou-se à luta pela libertação da Bulgária. Em 1875 ele retornou ao Sopot, onde se tornou um membro do comitê local revolucionária. Após o fracasso da Revolta de Abril de 1876, ele retornou do exílio na Roménia. Nesse mesmo ano, Vazov publicou seu primeiro livro, The Standard e ghusl, seguido pelas dores da Bulgária, em 1877.

Em 1878, após a proclamação da independência da Bulgária, Vazov voltou para casa, ele desenvolveu uma intensa atividade política. Durante a ditadura de Stambolov foi forçado a refugiar-se em Odessa, onde compôs sob o jugo (iGoTo Pod), sobre o levantamento de abril, considerado o primeiro romance da literatura búlgara. Ele voltou para casa em 1889 e fundou a revista cutânea ("Morning Star"), o que contribuiu os talentos mais promissores da nova literatura.

Ele voltou à política activa, assumindo o cargo de Ministro da Instrução Pública. Depois de deixar esta posição, é totalmente dedicado à vida literária.

O búlgaro do Teatro Nacional foi nomeado Ivan Vazov National Theatre, em homenagem a ele.