Pick#New, 1,000 Rupias - ND (2009)



De acordo com um comunicado de imprensa, em 2009/11/17 Banco Central do Sri Lanka lançou um novo mil rúpias (8,75 dólares E.U.) nota comemorativa para marcar o ingresso de paz e prosperidade para o Sri Lanka.

Nos termos do artigo 52-A (1) (a) e (b) do Fundo Monetário Lei Lei (Emenda) No.6 de 1998, com a aprovação do Exmo. Ministro das Finanças, as questões do Banco Central moedas comemorativas e notas. O Banco Central do Sri Lanka emitiu a primeira nota comemorativa para marcar o 50 º aniversário da Independência do Sri Lanka em 1998 e esta é a segunda nota comemorativa que está sendo emitido.

O tema no anverso da nota é um país e uma nação em harmonia, rumo à prosperidade sob a liderança de Sua Excelência o Senhor Presidente, Mahinda Rajapaksa. O reverso mostra a imagem de Sua Excelência o Senhor Presidente, Mahinda Rajapaksa, que está à direita da nota. Um mapa do Sri Lanka com o sol nascendo no fundo e um "Punkalasa" com orelhas de arroz no centro-esquerda mostra a integridade territorial ea prosperidade, respectivamente, que são resultados de concórdia nacional e da paz.

A contribuição feita por valentes filhos vitoriosos do país e as filhas das forças de segurança ea polícia é o tema do verso da nota. O desenho no centro mostra o hasteamento da bandeira nacional por membros das forças de segurança. Imagens da Mavil Aru annicut e rock Thoppigala (Cap Barão), que foram pontos de inflexão das operações humanitárias das forças de segurança aparecem em segundo plano.

O tamanho da nota é 157 mm x 78,5 milímetros ea cor predominante é o azul. As notas são identificadas por um prefixo de série Q e os números das notas são a partir de Q / 1 000001 em diante e aparecem no anverso, em algarismos arábicos, na horizontal e na vertical da esquerda à direita da nota.

A nota contém vários recursos de segurança atual. A marca d'água representando o leão heráldico do Sri Lanka, com a espada destaque em um painel claro de impressão e Fundamentos do que até agora utilizados no atual Sri Lanka Rs 1000 nota, 1,2 mm de largura janela segmento de segurança em texto puro, ver-através de recurso em registro exato e impressão invisível fluorescente foram incorporadas na nota.
A nota traz a assinatura em fac-símile de Sua Excelência o Presidente e Ministro das Finanças, Mahinda Rajapaksa e do governador do Banco Central do Sri Lanka, o Sr. Ajith Nivard Cabraal, com a data de 2009/05/20.

A nota foi emitida a Sua Excelência o Senhor Presidente, Mahinda Rajapaksa, pelo Governador do Banco Central, Ajith Senhor Nivard Cabraal em 17 de novembro de 2009 na Conferência Internacional de Exter John Hall do Banco Central, em Colombo. Um número limitado de notas com os primeiros números de série em uma pasta atraente serão emitidas ao preço de Rs. 1.500 cada.